sexta-feira, 17 de junho de 2011

Projeto: Hábitos de Leitura



Foi proposto um trabalho com leitura extraclasse, tendo como objetivo principal criar o hábito de leitura e, a partir desta prática que será constante, formar leitores competentes. Direcionei para esta etapa do projeto as fábulas, lendas e contos de fadas (Foco do bimestre/Currículo mínimo) para os alunos do 6º ano.
Com o propósito de cativar os alunos para a leitura, previamente, separei alguns momentos de “contar histórias” em sala de aula, em seguida, dividi as turmas em pequenos grupos e promovi uma visita à biblioteca para a escolha do livro. Possibilitei a escolha de suas leituras, atentando para o foco do bimestre, foi dado um prazo para que todos do grupo lessem e numa roda de leitura a história lida foi apresentada.
Para a apresentação, sugeri aos alunos que, tão somente, contassem a história ou que dramatizassem o enredo ou que fizessem ilustrações em cartazes a respeito de algum trecho da história. Para a fase final, privilegiei momentos de fruição livre com o intuito de aguçar a curiosidade de outros leitores para o livro mencionado.

[...] Por vários motivos, muitos alunos não têm contato sistêmico com leitura de qualidade e com adultos leitores. A escola, então, torna-se o único veículo de interação desses alunos com textos, cabendo a ela oferecer leituras de qualidade, diversidade de textos, modelos de leitores e práticas de leituras eficazes e, consequentemente, formar leitores competentes[...] (Cereja; Magalhães; Português: linguagens, 6º ano, 2009)
Profª Sheila C. de Souza

Nenhum comentário: